Carteira de Motorista! - Parte II

Em março do ano passado fiz uma postagem a respeito da carteira de motorista que pretendia tirar no ano passado, só consegui tira-la agora, mas vou continuar com a postagem para que vocês entendam melhor como foi o processo.
Em 2012 meu pai havia me prometido dar a carteira de motorista no meu aniversário, iria fazer 19 anos, o processo não demora muito, o problema foi o dinheiro que faltou na hora, passada essa fase em Junho desse ano eu consegui os R$ 1000,00 para poder fechar o pacote da auto-escola e fazer finalmente as aulas. Bom, era o que eu pensava...
Após você pagar esse valor, você tem que ir até o DETRAN e levar cópia do R.G., comprovante de residencia, entre outros documentos, pagar mais um valor R$145,00 para fazer exame psicológico e de vista (vou explica-los logo), levar esses documentos na auto-escola e ai sim começa.
O exame de vista foi bem tranquilo, na verdade ele só existe para que seja gravado na sua carteira se você é obrigado a usar óculos ou não (andar sem óculos e ser obrigatório da multa viu meninas?!). Já o exame psicológico é pra treinar sua atenção, se você é capaz de achar e se recordar das placas e o mais importante, não passar com o carro em cima de ninguém! Só que também é bem tranquilo.
Após essa etapa (a mais fácil na minha opinião) você leva tudo pra auto-escola, o resultado dos exames, papéis do DETRAN e marca suas aulas teóricas.
Nas aulas teóricas eles te ensinam as coisas básicas, no meu caso foram 9 aulas, porém acho que já deve ter aumentado para 15 aulas já.
Essas coisas básicas engloba-se mecânica, legislação, meio ambiente, sinalização e primeiro socorros(acho que só, me perdoem se esqueci de algo), na minha opinião os mais difíceis são legislação e mecânica, porquê eles mostram todas as infrações e quais são as quantidades de pontos na carteira que serão descontados(você tem 20 pontos e vai subtraindo conforme você infringe a lei) e mostram toda a parte interna do motor do carro, como bateria, pistão, borracha do freio, etc...
Detalhe, se você falta uma aula, você tem que esperar até a próxima turma para poder ver A MESMA aula que você perdeu, não pode ser qualquer uma infelizmente, depois de terminar todas no dia seguinte você pode marcar sua prova.
Como é a prova? - Você deve se perguntar. A prova é  feita no computador, tem um teclado numérico, teclas sim, não e setas pra você voltar e avançar nas questões. São 30 perguntas aleatórias, elas não se repetem sobre todos os temas abordados nas aulas teóricas e o melhor é você saber o resultado assim que termina a prova e no dia seguinte que termina a prova já pode marcar as aulas práticas.

Espero que tenham gostado, essa é a segunda parte e eu tenho prova amanhã prática, vamos ver o que dá. Boa sorte para nós que vamos tentar. sz

Comentários no facebook:

2 comentários :

  1. gostei Leh.. eu pretendo tirar ano que vem assim que me formar e conseguir um emprego! XD
    Beijos!
    www.meninatecontei.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga logo então, até antes! É muito legal dirigir *-* Boa sorte <3

      Excluir

Leia antes de comentar

Seu comentário é importante para o blog, desejamos saber sua opinião sincera para que o blog possa crescer e agradar aos leitores de forma geral. Sua ajuda também é bem vinda na hora da divulgação.
Não aceitamos comentários com: palavrões, ofensas ou spam. Mensagens do tipo "seguindo, segue o meu blog e link do blog" ou "visita o meu blog" e afins também não serão aceitos, visitamos todos os blogs das pessoas que comentam e se acharmos o blog bom, visitaremos com frequência e pode até aparecer no recomendamos de toda Quarta-Feira. Obrigada pela atenção e agradecemos sua presença no blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...